UFMS promove 1º Encontro de Arqueologia do Estado

sábado, 16 de maio de 2009

Dos dias 18 a 22 de maio, o Museu de Arqueologia (MuArq), unidade vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promove o I Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul.

Este encontro celebra o primeiro aniversário de fundação do MuArq e integra também a Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), órgão do Ministério da Cultura.

Entre os palestrantes, arqueólogos de renome nacional e internacional, como o professor Doutor Marcos Albuquerque (UFPE) que aborda os fortes coloniais; a professora Doutora Sheila Mendonça (FIOCRUZ), que apresenta suas experiências no âmbito da Arqueologia Forense; a professora Doutora Águeda Vilhena Vialou, pesquisadora do Museu Nacional de História Natural da França que irá contar sobre os resultados de vinte anos de pesquisas arqueológicas em Mato Grosso.

As palestras acontecem no anfiteatro Centro de Ciência Humanas e Sociais (CCHS) da Cidade Universitária e todos os dias a programação tem início às 19 horas. O evento também terá apresentação de trabalhos científicos de pesquisadores estaduais.

Paralelamente às palestras acontece no Memorial da Cultura do Estado, uma exposição cênica de Arqueologia Histórica de Mato Grosso do Sul, cujo projeto artístico é de autoria do artista plástico, Jonir Figueiredo.

A abertura da exposição e do Encontro será no dia 18 de maio, às 15 horas, também no Memorial, que fica à Avenida Fernando Correia da Costa, 559. Mais informações sobre o evento no telefone (67) 3321-5751.

O I Encontro de Arqueologia de Mato Grosso do Sul conta com o apoio institucional da UFMS/PROPP, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS), da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC), e do Governo e Fundação de Cultura do Estado.

0 comentários: