A Arca da Aliança - Perdida ou Escondida?

sexta-feira, 10 de abril de 2009

De acordo com a Bíblia, a arca da aliança possuía fortes poderes e continha os dez mandamentos e outros artefatos, como o cajado de Arão que floreceu e o maná que caia dos céus. Poderia uma tribo de refugiados do Egito, vagando pelo deserto, ter construído uma arca tão elaborada com seus lindos trabalhos em ouro e madeira? E quanto aos seus poderes, porque os Israelitas sempre a levava em combate? E se essa arca poderosa existiu, onde ela está agora? Se ela foi encontrada, o que nos espera quando sua tampa for aberta? Sua idade é de pelo menos 3.500 anos.

Os Prós e os Contras

Segundo o Dr. Michael Chandler, "ela é uma ficção, como a sua busca em Indiana- Jones e os caçadores da Arca Perdida.", porém, já o Doutor, Escritor e Arqueólogo Grant Jeffrey "existem provas arqueológicas e históricas, que a Arca da Aliança existe examente como descritas no Êxodo e na Bíblia." O professor de Ciências Antigas Jordan Maxwell diz que "A arca de Noé (não seria a 'Arca da Aliança'?), se é que ela existiu, que estava no templo de Salomão em Jesrusalém, em 586 a.C. quando o templo foi destruído, tenha sobrevivido de alguma forma. E se existiu, já está perdida a muito tempo, e pelo fato de ter ouro ela deve ter sido desmontada".

A Arca, ela existiu?

Segudo o Dr. J. Randall Price, autor do livro "Ready to Rebuild the Temple" diz que "existem evidências documentadas apoiando a existência do Rei Salomão e da renomada arca da Aliança de Israel." Mas será que havia a tecnologia necessária para a construção da arca? Certamente sim. A Bíblia nos diz que o povo de Israel quando saiu do Egito, levou consigo os pertences, ídolos de ouro, do Egito, pois até hoje, o ouro vale muito. Mas de onde saiu a idéia de uma arca para colocar os objetos sagrados? Na minha viagem ao Egito, que aconteceu em Julho de 2008, fui ao Museu Egípcio do Cairo, e vi a arca de Anúbis, que era quase igual a arca bíblica da aliança, transportada por varais e quase sempre recoberta por ouro por dentro e por fora. A única diferença é que em vez de dois querubins em cima da arca, ficava uma estátua do deus egípcio Anúbis. A função era quase a mesma levar e guardar em seu interior objetos sagrados de seu deus. Essa arca foi descoberta anos depois de Moisés no Egito. Na tumba de Tucancâmon. Provavelmente, pela estadia dos judeus por mais de 300 anos no egito como escravos tenham influenciado a cultura do País.

Onde ela está?

Com a recente descoberta do palácio da rainha de sabá em Aksum, norte da Etiópia, um antigo tópico arqueológico voltou à tona: Onde está a arca da alinça? Para Helmut Ziegert, arqueólogo alemão responsável pela descoberta, há grande probabilidade de esse edifício ter abrigado o utensílio mais sagrado do santuário israelita.
Uma tradição entre os etíopes afirma que devido a seu valor sentimental com a rainha de Sabá, Salomão a teria presenteado com o objeto. Ziegert encontrou um altar no palácio que o levou a supor que a arca deve ter ficado um tempo por ali. Essa informação não recebe nenhum apoio bíblico. Toda a hipótese repousa apenas na suposta credibilidade da tradição etíope.
Agora segundo os Etíopes, ela está na igreja de Santa Maria, onde só os poderosos entram, como a rainha Elizabeth II. Provavelmente seja um objeto parecido com a arca da alinça, mas provavelmente não é.Outra probabilidade é sugerida no filme "Indiana-Jones e os caçadores da Arca Perdida" e que segundo Steven Spielberg, ela estaria em Tânis. Ela teria chegado lá graças ao faraó Sheshonk, o Sisaque de 2 Crônicas 12:2), que numa campanha para encher os cofres egípcios que estavam vazios foi até Jerusalém e saqueou a cidade por volta de 925 a. C. Porém, se a arca estivesse de fato em mãos estrangeiras, seríamos informados pelo texto bíblico, como é o caso em 1 Samuel 4, quando ela foi capturada pelos filisteus.
Agora a última é de que esteja na Babilônia, com o seu desaparecimento durante a destruição de Jerusalém pelos exércitos de Nabucodonosor, em 586 a.C. curiosamente, uma tradição apócrifa registrada em 2 Macabeus 2:5 apresenta o profeta Jeremias, na época dessa destruição, retirando a arca do seu lugar sagrado com alguns homens e a transportando para o monte nebo. É pouco provável que ela esteja escondida nesse monte, mas a tradição nos leva a cloncluir que a arca esteve em jerusalém e não na Etiópia ou egito até o 6º século a.C.

Parte Final

São muito fortes as evidências de que a arca seja realidade. Podemos esperar que pelo menos algum dia em nossa vida, a proíbição dos muçulmanos seja suspensa e que a arca e seus conteúdos possam ser revelados ao mundo que a espera. Como será se, quando a arca for recuperada, o que será encontrado dentro quando for aberta, quem será escolhido para retirar as tábuas da lei, nas quais a Bíblia diz que Deus escreveu? A idéia é quase estonteante demais para ser real, e de que forma o que for encontrado dentro mudará todos nós? Essa história é mais do que se a arca da Alinaça está perdida ou escondida, na câmara de uma igreja na Etiópia, ou sob o templo de Jerusalém. A Arca é e foi o objeto mais sagrado que Deus mandou que os Israelitas fizessem. Nos dias de Davi e Salomão a Arca era uma lembrança visível de que Deus habitava entra seu povo. Hoje Deus fala conosco através da Bíblia, que nos diz que Deus não só habita entre as pessoas mas vive de fato dentro dos que nele creem. Devemos pensar se nós levamos a Bíblia à sério, se nós sempre agimos como pessoas nas quais Deus habita? Há algo a se pensar.

Wesley Alfredo G. de Arruda é estudante,fascinado por Arqueologia e também pela Bíblia. Visitou diversos sítios arqueológicos no mundo como na Jordânia (Numeira e Bab Edh-ra) e no Egito (Saqqara, Giza). Também foi colaborador de um projeto de pesquisa israelense, o Temple Mount Sifting Project, localizado em Jerusalém.

Fontes:
Grandes Mistérios da Bíblia
A Arca da Aliança - Perdida ou Escondida?
Werner Keller
E a Bíblia Tinha Razão - A caminho do Sinai
Luiz Gustavo de Assis
Onde está a Arca Perdida?

39 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

penso que, na epoca de Moises quando ele levantavam acampamento, o santuario era móvel, eles deveria mleva-lo para onde DEUS os mandasse,se o santuario era removido,claro que seus utencilios, tambem eram removidos, desde as bacias ate a arca da aliança, ela era carregada de mmodo especial,pois não podia ser tocada,poi ela é santa quem a tocasse era morto porque era um pecador ,nao era puro como a arca,pemso que do mesmo modo que ñ acharao a sepulura de moises, nunca acharao a arca pois ela contem utencilios sagrados e santos que ñ sao dignos dos seres humanos possuir, ois sao perversos e de coraçao ruim,a arca pertence a DEUS e de DEUS ela sempre sera.

Anônimo disse...

Jesus cristo é a agua viva,e somente aquele que beber desta agua terá o privilegio de compartilhar este momento com DEUS, pois o homem em sua natureza não é digno de tal coisa a não ser que morra para que cristo viva em ti ,e assim o sangue vivo corra dentro do homem ,mas para isso meu irmão procure por Jesus cristo e pelo teu poder para que desta forma voçê encontre DEUS, não é fácil não pois o mundo é dificil de enfrentar mas tenha fé e lute pelo teu espaço ao lado de QUEM verdadeiramente te ama .

wendell gomes leandro disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ESTA NA HORA DOS SERES HUMANOS PARAREM DE NEGAR A DEUS , PROCURANDO A DIVINDADE EM ARTEFATOS , QUE NADA TEM A VER COM A DIVINDADE.
O VERDADEIRO TESOURO ESTA DENTRO DE CADA UM DE NÓS , QUE É O DEUS AO QUAL JESUS VEIO NOS MOSTRAR QUE É VERDADEIRO E QUE TEM LIGAÇÃO DIRETA COM A NOSSA ALMA, DESDE QUE TENHAMOS A SENSIBILIDADE DE PERMITIR QUE ELE ATUE EM NOSSO FAVOR.

ESSAS BUSCAS EFÊMERAS POR GRAAL, ARCAS PERDIDAS, ESCRITURAS SAGRADAS, É SÃO COISAS QUE TIVERAM SEU PROPÓSITO NO PASSADO, DEVIDO AO GRAU DE IGNORANCIA DE NOSSOS ANTEPASSADOS, AGORA É A HORA DE RECONHECERMOS O VERDADEIRO DEUS , QUE NÃO PRECISAMOS INCORRER A NENHUM DESERTO , OU A ALGUM TEMPLO ESQUECIDO E ESCONDIDO PELO PASSAR DOS SÉCULOS, POIS O MAIOR TESOURO ESTA DENTRO DE CADA UM DE NÓS,E NINGUÉM ENXERGA ISSO, POIS PROCURA O QUE É SAGRADO , EM LUGARES ONDE O SAGRADO NÃO ESTA.

Unknown disse...

Sobre o assunto ARCA DA ALIANÇA,ONDE ESTARÁ? Vejam que em Apocalipse 11:19 a Bíblia diz que:

" E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo..."

jeezir morais disse...

A Arca da alinaça representava a presensa de Deus, e ela ficava guardada no lugar Santíssimo que ficava dentro do lugar Santo, para entrar no lugar Santíssimo tinha que passar por um Véu bastante grosso onde apenas os Sumos Sacerdotes poderiam entrar, nem os Sacerdotes tinham o direito de entrar, pois se entrassem morriam na hora, mas no momento que Jesus pendurado em uma cruz disse: "Pai nas tuas mãos eu entrego o meu espirito", o Véu do templo se rasgou no meio de cima para baixo, e a arca da aliança perdeu o seu valor, pois hoje quem quizer sentir a presença de Deus não precisa mais ser Sumo Sacerdote e entrar no lugar Santíssimo, por que Jesus morreu e ressucitou para nos dar livre acesso e liberdade para entrarmos na presença de Deus sem a necessidade da arca da aliança!

andre melo nascimento disse...

conforme tudo o que tinha no templo era santo todos os utencilios do templo tambem eram satificados mas quero que vocês pensem em algo muito interessante, Deus é perfeio em tudo o que ele faz, tanto que a planta do templo de salomão foi Deus que deu a davi e o templo era maravilhoso, ms no lugar santissimo ou no santo dos santos estava a arca da aliança feita de acásia e revestida de ouro trazia consigo;as tabuas da lei, a vara de arão e o mana e a arca simbolizava a presença de Deus ou seja onde a arca ia ali estava também a presença de Deus,mas Deus sempre quis habitar em um lugar muito mais especial onde só ele foi o arquiteto e construtor em um lugar em ele mesmo deu forma, esse lugar é você e eu ele não precisa mais de um artefato de madeira revestido de ouro para o representar ele agora tem você e eu como dis em 2 corintios 6:19 e 20 "OU NÃO SABEIS QUE O VOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPIRITO SANTO, QUE ESTÁ EM VÓS E QUE RECEBESTE DE DEUS?...E QUE PORTANTO, NÃO PERTENCEIS A VÓS MESMOS
ALGUEM PAGOU ALTO PREÇO PELO VOSSO RESGATE GLORIFICAI A DEUS EM VOSSO CORPO".
E tambem Paulo em seu discurso em atenas na Grecia disse e está escrito em Atos 17:24 o Deus que fez o mundo e tudo oque nele existe, o Senhor do céu e da terra, "não habita em templos feitos por mãos humanas".
ele prefere habitar em você pense nisso .
Andre Melo Nascimento.

edson disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pousadas de cabo frio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Pousadas de cabo frio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Ola wesley! q lindo seu interesse por arqueologia, eu acho esta area muito importante para todos nós. Apesar que Jesus veio para nos livrar do antigo pacto, devemos estar com os olhos concentrados em Cristo. Porém, claro que podemos nos informar dos relatos do velho testamento.
Sabe, este livro macabeus tem somente na biblia catolica, as igrejas evangelicas consideram como um livro de ficçao. Se vc se informar sobre o livro de macabeus verá que a versao original dele foi perdida e a igreja catolica tem somente na versao hebraica.. sabe ne, a igreja catolica era a potencia mundial naquela época. Entao, eu encontrei duas pistas sobre a arca na biblia, uma esta em 2 reys 24:13 e a outra que confirma este versiculo é Jeremias 3:16, também em Ezequiel dos capitulos 40 ate 48 o profeta fala sobre a reconstruçao do templo e momento algum ele mensiona sobre a existencia da arca, possivelmente ela foi destruida como diz em 2 reys e confirmada pelo profeta Jeremias quando disse que Deus falou que ninguém mais iria se lembrar dela e nem mais iria fazer falta para o povo. Se Deus falou mesmo isso, entao, significa que a presença do Senhor saiu desta arca, e se Deus já nao falava mais através dela, entao, ela ja não serviria para nada, somente para ser destruida mesmo.
O novo pacto de Jesus confirma que nao precisamos de mais nada relacionado ao velho testamento para falar com Deus, somente através do sangue de Jesus, leia com atençao Hebreus 8 e 9 e veja que o apostolo explica que Jesus é o novo Sacerdote e dentro de cada um de nos foi formado o novo santuario.
Bjo
se cuide,
se quiser ser meu amigo meu msn é
mara.dmg@hotmail.com

SILFISIO disse...

É muito bom compatilhar conhecimentos através de artefatos que forão decobertos pela arqueologia sou apaixonada por esse assunto e espero anciosa a cada publicação de uma nova descoberta e esse blog é sem duvida o instrumento usado por Deus para mostrar e confirmar as verdades biblicas sou iniversitaria no iaene e espero um dia sua visita por aqui viu valeu prazer abraços

flavio santos disse...

sou novo no Blog mas sou cristão e conheço um pouco das historias bíblica e sempre mim perguntei si nos dias de hoje os arqueólogos encontram de tudo ate mesmo carcaças de dinossauro mas porque não encontrou ainda a arca da aliança? e sendo um artefato muito valioso mas eu acho que seria realmente uma grande descoberta para os dias atuais eu acho também que mudaria totalmente a historia da humanidade seria a descoberta do século eu quero esta aqui para ver e poder compartilhar a historia desse achado com vocês si Deus permiti que eles encontre.

hcgalvao disse...

Flavio, imagine você o reboliço religioso, teológico, ateu, etc que seria se a Arca da Aliança fosse encontrada. Ela seria a evidência cientíca da presença de Deus no mundo, já aceita pela fé. Romarias infundáveis se formariam; provavelmente cristãos, judeus e muçulmanos entrariam em conflito por causa dela; e ainda o simbolismo de poder, enganoso, que a arca proporcionaria. Nós cristãos sabemos que a arca é somente um objeto de arte e história. Não há nenhum poder sobrenatural nela, como querem alguns. Felizmente nós somos a nova "arca" de Deus determinada pela graça maravilhosa de Jesus Cristo.

rafa disse...

QUANTO A ARCA DA ALIANÇA,ENTENDO QUE DEUS DEVE TER ESCONDIDO-A OU TALVEZ TENHA A LEVADO PARA O CÉU. O FATO DESTA ARCA SER UM ARTEFATO SAGRADO LEVA-ME A CRER QUE SE FOR ENCONTRADA PODE SE TORNAR "UM MOTIVO" PARA QUE OCORRESSE GUERRA ENTRE PAÍSES PARA TÊ-LA EM SUA POSSE. OU MESMO SE TRANSFORMAR EM UM OBJETO DE IDOLATRIA O QUE DEUS NÃO GOSTARIA QUE ACONTECESSE.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues disse...

parabéns pelo site
coloquei um link no meu blog
http://esbocopregacao.blogspot.com/

Anônimo disse...

Apocalipse 11.19 revela onde ela está.

Mary disse...

gostaria de saber mais sobre a arca da aliança. se alguem tiver mais detalhes me escrevam.
mary.nw@hotmail.com
que Deus os abençõe...

Daniel disse...

Sim, tesouro escondido !(graça: favor imerececido)

Davi Argentino disse...

O fao é cidadãos do mundo, que de fato o nosso Deus existe e sempre existiu e não precisamos de prova material alguma pois, a nossa fé, nos leva a ver o invisível e crer perfeitamente que Deus tem a arca da alinça nas mãos para que em chegado a hora certa ele a revelará ao mundo.DAVi ARGENTINO

Anônimo disse...

Olá amigos,onde a arca está,ou deixou de está não nos cabe saber,precisamos nos preparar pra volta de Cristo nosso Salvador.Aí sim,veremos a arca da aliança nos céus,ao lado a tabua dos 10 mandamentos,com o quarto mandamento grifado:lembra-te do dia de sábado.{livro:o grande conflito,de ellen G. white}.Querido amigo e irmão ;Jesus está voltando,se prepare pra se encontrar com ele.feliz sábado e viva com esperança e se una aos amigos da esperança.

Samuel Barbosa do Nascimento disse...

O povo de Israel,teve o previlegio de andarcom cristo do vosso lado,conduzir algo precioso nas mãos,sentir o poder de Deus bem de pertinho e não deram valor,e o seu tempo se foi .Precisamos tomar isso como exemplo e não cair no mesmo erro,e vivermos o nosso com esperança e ênfase total na volta de Jesus,que Jesus te abençoe e te dê a paz.

fabio disse...

querido irmão, creio eu que a arca se encontra no ceu, segundo Apocalipse 11:19
Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.

Anônimo disse...

nenhum ser humano pode chegar perdo da arca

Rayanne Rebeca disse...

OI,eu tenho 14 anos e tenho vontade de ir a procura da ARCA DA ALIANÇA.
Eu estou procurando em tudo,pesquisando,entou fazendo de tudo pra descubrir um pouco sobre o desaparessimento da ARCA mas um polco eu ja sei.Agora...eu não tenho idade,muito menos dinheiro pra ir em frante com essa pesquisa extraordinária !!! espero um dia conseguir.À e obrigado por essa leitura me ajudou.

Anônimo disse...

Que bom que encontrei um lugar que fale sobre coisas que gosto muito: Arqueologia e Bília! Parabéns aos seus criadores e coolaboradores por difundirem a verdade Bíblica de uma forma transparente e responsável! Deus os abençoe.

Nelson Oliveira disse...

EU GOSTARIA DE FAZER PARTE DE EXPEDIÇÕES ARQUEOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE PARA DESCOBRIR ASSUNTOS BÍBLICOS, COMO A ARCA DA ALIANÇA E O SANTO GRAHAL, E TAMBÉM TESOUROS INCAS, MAIAS, ASTECAS, ETC... DEVE SER ALGO MUITO LEGAL, COM SEUS PERIGOS É CLARO, MAS VALE A PENA... NELSON nemorjbr@hotmail.com

Beto disse...

Eu acredito que ela tenha desaparecido porque os homens começariam a adorá-la e somente a Deus devemos adorar

Jhoow Walker disse...

ALGUMAS PESSOAS PREFEREM SE BASEAREM EM VERSÍCULOS, E PRA QUEM SE APROFUNDA PROCURA EVIDENCIAS. E UMA DELAS É QUE A ARCA NA ÉPOCA DE MOISÉS FOI TÃO IMPORTANTE QUE PESSOAS FORAM MORTAS AO TENTAR ABRI-LA.E PARA A IRMÃZINHA QUE MENCIONOU NO DUCUMENTARIO QUE O VELHO TESTAMENTO NÃO VALE MAIS,, DIGO A ELA QUE O VELHO TESTAMENTO É CONCORDÂNCIA DO NOVO. E O PRÓPRIO JESUS MENCIONA OS PROFETAS ANTIGOS, E JESUS NÃO VEIO PARA ABOLIR A LEI COMO MUITOS FALAM, MAIS ELE FALA QUE VEIO PARA CUMPRI-LA, QUANDO ELE FALA ISSO ELE ESTA FALANDO DO VELHO QUE JÁ VINHA MENCIONANDO O MESSIAS. E QUANTO A ARCA, ACHO QUE ELA NUNCA SAIU DE JERUSALÉM. POR QUE ELE FOI DESTINADA AO POVO DE ISRAEL, E NÃO A OUTROS POVOS. QUANDO O REI NABUCODONOSOR CERCOU AS MURALHAS DE JERUSALÉM CREIO EU QUE O REI MANDOU FASER REPLICAS IGUAIS, E MANDOU MENSAGEIROS SAÍREM COM REPLICAS PARA CONFUNDIR. E QUE ELA DEVA ESTAR ENTERRADA EM JERUSALÉM.

JHOOW DUROK disse...

AOS QUE GOSTAM SÓ DE VERSÍCULOS,E TEM PREGUIÇA DE LER O CONTEÚDO DOS VERSÍCULOS. O NOSSO GUIA DE FÉ É A BÍBLIA PRA TUDO E PRA TODOS, NÃO CREIO QUE DEUS IRIA PERMITIR QUE HOMENS QUE ELE INSTRUIU PARA ESCREVEREM O VELHO TESTAMENTO, E QUE MUITOS MORRERAM POR ISSO, DEUS IRIA SIMPLESMENTE DESCONSIDERAR O VELHO TESTAMENTO.UM EXEMPLO VIVO DE QUE ISSO É FALTA DE CONHECIMENTO É: NOS PREGAMOS NOS DIA DE HOJE OS DEZ MANDAMENTOS, E ELE FOI ESCRITA LÁ NO TEMPO DE MOISÉS.E EM MOMENTO ALGUM LI JESUS FALANDO QUE O VELHO TESTAMENTO NÃO TEM MAIS SERVENTIA, E SÓ O NOVO VALERIA.AO CONTRARIO JESUS SEMPRE VALORIZOU OS PROFETAS ANTIGOS E AS ESCRITURAS. PASSARAM OS CÉUS, E A TERRA MAIS MINHAS PALAVRAS NÃO HÃO DE PASSAR. A AMIGA MARA CHAN O ÚNICO PACTO FEZ JESUS FOI PARA NOS SALVAR DO PECADO NA CRUZ...UM GRANDE ABRAÇO, E QUEM LHE ENSINOU ISSO ESTA EQUIVOCADO QUANTO AO VELHO TESTAMENTO. UM DEPENDE DO OUTRO PARA FORMAR A MARAVILHOSA BÍBLIA. QUE HOJE PRAGAMOS. COMO ALARARIA-MOS PROS NOSSOS FILHOS DAS DESCENDÊNCIAS SE NO VELHO TESTAMENTO NÃO TIVESSE,SOBRE MOISÉS NO RIO, SOBRE SANSÃO E SEUS CABELOS, NOÉ E OS ANIMAIS, A CARRUAGEM DE FOGO,OS DEZ MANDAMENTOS QUE ESTA NO VELHO E NO NOVO.. VÁRIOS EXEMPLOS. UM GRANDE ABRAÇO.

JHOOW DUROK disse...

jesus abençoe a todos que não conhecem a palavra, e aos que conhecem já estão abençoados em nome do senho jesus.

santiago disse...

não sei se deus nos permitiria encontrar a arca, não por nossos pecados o povo naquela época também tinha pecados, mas pelo que a humanidade tentaria fazer com isso. ninguem sabe onde estáo jardim do édem e deus deixa claro na biblia de q não tem a intenção de que ninguem o encontre,afinal uma espada imflamada e um anjo forte ao redor dele não é muito receptivo. deus ama a humanidade é sua criação mais preciosa porém são como um bebê de um ano se a mão lhe der uma moeda de ouro ele vai brincar com ela ou engolila, tem coisas que deus não pode nos dar.

Unknown disse...

a arca do concerto é um assunto atual, ortodoxo e escatológico, não é alegórico, mas real e lógico. irmão Reginaldo

Mônica disse...

O blog traz tópicos bem interessantes; no entanto, o descuido com a língua portuguesa compromete a seriedade das informações publicadas.Há erros "básicos". Por favor, peça a alguém para revisar seus textos antes de postá-los. Gosto de ler e pesquisar sobre arqueologia bíblica. Mas quando me deparo com blogs cheios de erros de português, penso: se o autor do blog não teve cuidado com a gramática, será que teve cuidado e responsabilidade com as informações que postou? É esta a imagem que quer passar aos seus leitores? Pense nisso!

Wesley Alfredo Gawlinski de Arruda disse...

Prezada Mônica,
Agradecemos-lhe pela iniciativa, e gostaríamos de ressaltar aos outros leitores que o blog não é feito apenas por uma só pessoa, e os artigos publicados também não, como por exemplo os artigo relacionados a notícias da arqueologia, que em sua grande maioria é extraída de sites/revistas. Os "autores oficiais" são apenas dois, sendo os outroa artigos usados com permissão e apoio dos seus escritores. A partir de hoje atentaremos para esse outro lado de uma notícia, a sua escrita. Agradecemos sua visita e espermos ve-la comentar nesse website novamente!

Anônimo disse...

Prezado amigo,
sou estudando de história e também amante da bíblia sagrada. Estou querendo desenvolver meu TCC tese, sobre a historia dos hebreus mais precisamente sobre a simbologia da Arca da Aliança para este povo. Mas não encontro referências bíbliograficas sobre a Arca da Aliança...será que poderia me ajudar? Alguns livros que eu possa ler fora a bíblia?

Deus abençoe,

att.
José Silvério

Anônimo disse...

Prezado,

sou estudande de história e amante da BÍBLIA...estou desenvolvendo meu TCC e gostaria de falar sobre a arca da Aliança e o que ela representa na cultura judaica. Gostaria de um auxilio bibliografico, pois não sei quais livros ler para desenvolver essa pesquisa..se puder me ajudar....meu e-mail: jose.silveriopubli@gmail.com

grato, e Deus abençoe.

Anônimo disse...

Espero que consiga algo, este e um grande sonho, n desista disso