Cientistas localizam tumba de Cleópatra

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mistérios da rainha egípcia podem ser desvendados.

Cleópatra, a poderosa rainha do Egito, que reinou há mais de dois mil anos, se matou enroscando-se numa serpente ou foi assassinada? Ela era mesmo muito bonita ou tudo não passou de um mito e era bem feiosinha? Tinha ascendência africana ou era descendente do povo persa.

São tantas perguntas. As respostas serão, enfim, descobertas, porque o mais importante arqueólogo do Egito acredita que localizou o túmulo de Cleópatra.

De uma hora pra outra, os olhos do mundo se voltaram para o Templo de Abusir, no alto de uma colina, no Deserto do Saara. Cientistas acreditam que está enterrado lá o tesouro mais procurado pela arqueologia mundial: a tumba de Cleópatra e do general romano Marco Antônio.

Em um mundo machista, Cleópatra reinou como nenhum homem. Historiadores falam de sua beleza, inteligência e capacidade ímpar de seduzir. Mas a imagem que o mundo moderno tem da eterna rainha do Egito é a criada pelo cinema, com o rosto de Elizabeth Taylor.

Cleópatra foi a mulher de dois dos homens mais importantes da sua era. Apaixonado, Júlio César providenciou para que ela assumisse o trono do Egito sozinha. Ela se tornava a mulher mais poderosa do planeta.

Com o assassinato de Júlio César em pleno Senado romano, dirigiu seu charme para o general Marco Antônio. Ele convenceu a esposa a montar um dos maiores exércitos do mundo antigo para vencer o Império Romano, mas a guerra foi perdida no mar.

Ao pensar que Cleópatra havia morrido, Marco Antônio cometeu suicídio com a própria espada. Ela, ao ver o marido morto, usou uma serpente para se matar também. Antes pediu para ser enterrada num local secreto. Há quinze anos, a arqueóloga dominicana Kathlen Martinez se dedica a descobrir esse lugar. De escavação em escavação, ela chegou à Colina de Taposíris.

A arqueologia sempre dependeu de paciência, de determinação, de pesquisa e, sobretudo, de muita sorte - aliás, considerada uma das principais "ferramentas" dos arqueólogos. Mas isso quando não existiam satélites e radares, tecnologia que foi esbanjada nas escavações em um templo e que permitiu a descoberta de tumbas.

Já se sabe que existe um emaranhado de túneis e passagens secretas que interligam as tumbas. Isso torna Abusir um templo único no Egito. Segundo os arqueólogos, trata-se possivelmente da chave de um grande mistério. Os olhos biônicos dos satélites mapearam todos os cemitérios e templos ao redor de Alexandria. Radares foram introduzidos na terra para detectar possíveis espaços ocos.

Assim surgiram os indícios da tumba de Cleópatra: moedas com a imagem da rainha; corpos de sacerdotes em posição fetal, típico dos que cometiam suicídio logo depois de enterrar seus amos. Era uma forma de manter o segredo sobre as tumbas, principalmente dos monarcas.

Por fim, veio a descoberta de um cemitério a menos de um quilômetro do velho templo. No Egito antigo, os cemitérios dos mortais comuns ficavam sempre próximos da tumba de um rei ou rainha. A doutora Kethlen mostra as marcas dos pontos que ainda serão escavados, de acordo com a orientação dos radares. "Em algum lugar aqui embaixo pode estar o que procuramos", diz ela.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass, acompanha o trabalho dos arqueólogos há mais de 40 anos. Ele diz que nada, nenhuma descoberta já feita no Egito, se compara a essa que, na opinião dele, está prestes a acontecer.

"Saber, de fato, como Cleópatra era, com que tesouros foi enterrada, como viveu e morreu, poder comprovar a história, desmistificar o que é lenda... Este lugar pode nos dar tudo isso", explica Zahi Hawass.

Mas, em meio à empolgação toda, Hawass para de falar, pensa e faz uma ressalva: "Por mais que se descubra sua tumba, Cleópatra sempre manterá ao redor de si uma aura de mistério".

Isso significa que arqueólogos, historiadores ou simples curiosos, todos vão sempre continuar escavando a imaginação e as areias do Saaara para tentar desvendar esse mito.



4 comentários:

Anônimo disse...

já escavaram esses pontos que ainda estariam pra ser escavados ou nao?? e se escavaram era mesmo o tumulo dela?? tem noticias mais recentes? se alguem souber alguma de minhas respostas mande-me um email marininhabraga@hotmail.com

Anônimo disse...

aqui tem tudo menos o ano em que aconteceu i!

Unknown disse...

Gostaria de saber como estão as escavações do possível túmulo de Cleópatra ninguém fez mais comentários a respeito

Anônimo disse...

a tumba de cleopta ainda nao foi encontrada mais acobra que matou ela estava dentro de um cesto com um rato na boca esse cobrinha tem mais de 2000 milanos