Evidência arqueológica pode ser a mais antiga citação de Jesus Cristo

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma equipe de arqueólogos e egiptólogos descobriram nas ruínas da mítica cidade afundada de Alexandria, um vaso de cerâmica com uma inscrição enigmática em grego que poderia ser a mais antiga referência existente para Jesus Cristo.

Vasilha com a inscrição, CRISTO, O MAGO - Frank GoddioFigura 1 – O Arqueólogo Franck Goddio segurando o achado descoberto em Alexandria.
(Fonte: http://www.culturaclasica.com/files/vasija-goddio.jpg)


De acordo com Franck Goddio, um dos arqueólogos subaquáticos mais prestigiados no mundo e responsável pela descoberta, o objeto apresenta uma inscrição em grego, ”Dia Chrstou o Goistais”, que se traduz como "Cristo, o mago”.

O investigador francês disse que, dentre as teorias a serem consideradas, uma delas poderia ser uma referência a Jesus Cristo, que naquela época era o principal expoente na prática de “magia branca”.
O valor da descoberta é realçada pela sua antiguidade, como os egiptólogos que estudaram a peça dizem que a vasilha, da Ásia Menor, é do século I a.C., e que o registo foi feito antes do ano 50 d.C. Isso tornaria a conclusão da primeira referência conhecida ao Messias, uma honra que até agora mantém uma carta de São Paulo do ano 51 d.C.

No entanto, esta é apenas uma das teorias que os especialistas tem procurado relacionar sobre a origem e o significado desta obra valiosa.

A descoberta foi feita em junho de 2008, quando sua equipe estava trabalhando dentro de um templo localizado perto da ilha de Antirhodos, perto da costa.

Vasilha com a inscrição, CRISTO, O MAGO - Antirhodos Figura 2 – Mapa mostrando a localização da Ilha de Antirhodos, onde a peça foi descoberta.


Nos últimos meses, os melhores egiptólogos do mundo têm trabalhado nesta parte e têm diversas teorias sobre o assunto. Eles acreditam que o a vasilha era utilizada em rituais de adivinhação. Elas se davam quando eram derramada uma fina camada de azeite e, de acordo com sua distribuição e vestígios, seriam interpretadas por um mago na forma de previsões futuras.
O achado foi levado à Madrid, onde permaneceu em exibição pública dentro da amostra Resgate de Tesouros do Egito, até 26 de novembro.

Na inscrição em grego “Dia Chrstou o Goistais”, a palavra "goistais'' significa “mago”, enquanto “Chrstou” designa o nome do celebrante, que pode ser o Messias. Neste caso, a vasilha teria sido usado por um mago, que para legitimar seus poderes “sobrenaturais”, teria invocado o nome de Cristo.

Vasilha com a inscrição, CRISTO, O MAGO
Figura 3 – Vasilha encontrada em Alexandria, em evidência a inscrição “Cristo, o mago”.


"No século I d.C., a comunicação do Porto de Alexandria com a região da Palestina era muito intensa, com navios que chegavam até lá diariamente. É muito provável que em Alexandria se tinha conhecimento da existência de Jesus e os milagres que ele estava realizando não muito longe dali e que os magos de Alexandria estariam realizando ritos mágicos em seu nome", explicou Goddio.
A vasilha foi exibido em Madrid, mas uma grande equipe de pesquisadores continua a investigação sobre a peça e sua origem.


Veja o vídeo sobre este assunto, cliquando no link abaixo:

JORNAL EL MUNDO, ESPANHA (22/09/2008)

(Hugo Hoffmann - Ciência da Criação)

0 comentários: